outra proposta

cultura e arte local de porto alegre

  • Bem vindo!!

    O Blog Outra Proposta é um projeto de difusão da cultura e da arte local de Porto Alegre. Busque facilmente notícias com a caixa abaixo.
  • Categorias

  • + vistos hoje

  • Visitas

    • 56.513 visitantes (atualizado automaticamente)
  • Espaço da Poesia

    O ovo apunhalado: Ele saiu da moldura/ E veio caminhando/ Em minha direção/ Olhei para outro lado/ Mordi o labio inferior/ Mas nada aconteu/ Os carros passavam por cima/ Da minha imagem refletida nas vidraças/ Os carros corriam/ E a minha imagem mordia/ O lábio inferior/ Quando tornei a me voltar/ Ele continuava ali, a casca branca/ As linhas mansas de seu contorno/ um Ovo. (Caio Fernando Abreu)
  • Pensamento

    "Fazer arte no Rio Grande do Sul exige, hoje, prova de resistência inquebrantável, tantas são as dificuldades para aqueles que querem mais do que o sucesso inócuo de uma foto no jornal." (Luciano Alabarse) em artigo no Jornal Usina do Porto
  • Equipe

  • Participe

    Todos somos responsáveis por difundir melhor a Cultura e a Arte da Capital. Vá até a seção contato (acima) e faça sua parte.
  • Youtube

    Você pode assistir aos vídeos do youtube aqui mesmo no Blog. Basta clicar nas janelas de vídeo e dar o play.
  • Do intern@uta

  • Anúncios

Fundação Iberê Camargo – Nova Sede

Posted by outraproposta em 28 julho, 2007

clippagem DO JORNAL OI

A nova sede da Fundação Iberê Camargo, que começou a ser construída em 2003, ›já tem data para inauguração. Será em ›março do ano que vem, quando a terceira e última etapa da construção estará finalizada, abrindo as portas do espaço cultural com uma grande exposição do pintor, reconhecido como um dos principais artistas brasileiros do século XX.

A fase final em que se encontra a obra se dedica aos acabamentos, isolamento térmico, instalações elétricas, hidráulicas e complementares, decoração e colocação de mobiliário, também projetado pelo arquiteto do museu, Álvaro Siza. Ao todo, a nova sede da Fundação Iberê Camargo, que tem como presidente executivo o empresário Jorge Gerdau Johannpeter e como presidente de Honra a viúva Maria Coussirat Camargo, está orçada em ›R$ 30 milhões. Em junho de 2002, o lançamento da pedra fundamental marcou o início simbólico do projeto, quando uma réplica em bronze do pincel utilizado pelo artista em “Solidão”, sua última obra, foi depositada pela viúva de Iberê em um bloco de concreto, de aproximadamente uma tonelada, que foi enterrado no local.

A Fundação Iberê Camargo ocupa uma área de 8.250 m², de frente para o Guaíba (Av. Padre Cacique 2.000) e integra nove salas de exposições, distribuídas nos três andares superiores. No andar de acesso principal, será instalada a recepção, cafeteria, chapelaria, loja cultural e um átrio monumental que dá visibilidade aos andares superiores e será também utilizado para intervenções artísticas.

›No subsolo foi instalada a parte de infra-estrutura do prédio, com estacionamento para 100 veículos, auditório com capacidade para 125 pessoas, ateliê de gravura de Iberê e salas para cursos e oficinas. O local terá, ainda, um centro de referência, pesquisa e informação sobre o acervo de quatro mil obras do artista.
No subterrâneo ficou instalada a área de utilidades e reserva técnica, usada para abrigar o sistema de ar-condicionado e a rede de tratamento de esgoto. O acesso ao estacionamento é feito por uma passarela subterrânea construída sob a Av. Padre Cacique, ligando os dois lados da pista. Todos os acessos atendem às necessidades de pessoas portadoras de necessidades especiais. ›Uma estação de esgoto fará o tratamento dos resíduos sólidos e líquidos no próprio local. A água tratada resultante do processo servirá para regar a área verde do entorno. Em parceria com a Fundação Gaia, a mata nativa de 16 mil metros quadrados, localizada às costas do prédio, está recebendo cuidados especiais. Já está definida uma trilha de cerca de 200m na mata, para que o visitante possa associar a arte à natureza.

Anúncios

2 Respostas to “Fundação Iberê Camargo – Nova Sede”

  1. ROSELI MARIA TORMEN said

    VENHO POR MEIO DESTE SOLICITAR MAIRORES INFORMAÇOES COMO CONSEGUIR MATERIAS DESTA INSTITUIÇAO, SENDO QEU RESIDO NO INTERIOR DE SANTACATARINA,ONDE DIFICILMENTE TEMOS ACESSO A ACERVOS LIGADOS A ARTTES
    E VI UM MATERIAL INTERESSANTE DO NOSSO ARTISTA IBERE CAMARGO.. SE GOSTAIR DE SABER SE ESTA A VENDA OU COMO PODER ADQUIRI-LOS
    AGUARDO RETORNO DESDE JA MEU AGRADECIMENTO
    ROSELIMARIA

  2. deisi souza said

    Passei poucas vezes em frente ao Espaço, mas o que vi não gostei.
    Uma obra grandiosa dessa, tendo como cenário o Guaíba com seu maravilhoso pôr do sol, ele não ser aproveitado é um absurdo que não dá para entender tal desperdício. Era para ter janelas, vitrais o que for, para mostrar, associado ao acervo das obras de Iberê a natureza , a maravilha que o Guaíba, o cartão postal de Porto Alegre, nos proporciona.
    Achei de muito mau gosto esta obra, tudo fechado, sufocante, horrível.
    Claro que dirão que ninguém me perguntou e que não tenho nada com isto, mas eu quero deixar registrado meu pensamento.
    Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: