outra proposta

cultura e arte local de porto alegre

  • Bem vindo!!

    O Blog Outra Proposta é um projeto de difusão da cultura e da arte local de Porto Alegre. Busque facilmente notícias com a caixa abaixo.
  • Categorias

  • + vistos hoje

  • Visitas

    • 56.514 visitantes (atualizado automaticamente)
  • Espaço da Poesia

    O ovo apunhalado: Ele saiu da moldura/ E veio caminhando/ Em minha direção/ Olhei para outro lado/ Mordi o labio inferior/ Mas nada aconteu/ Os carros passavam por cima/ Da minha imagem refletida nas vidraças/ Os carros corriam/ E a minha imagem mordia/ O lábio inferior/ Quando tornei a me voltar/ Ele continuava ali, a casca branca/ As linhas mansas de seu contorno/ um Ovo. (Caio Fernando Abreu)
  • Pensamento

    "Fazer arte no Rio Grande do Sul exige, hoje, prova de resistência inquebrantável, tantas são as dificuldades para aqueles que querem mais do que o sucesso inócuo de uma foto no jornal." (Luciano Alabarse) em artigo no Jornal Usina do Porto
  • Equipe

  • Participe

    Todos somos responsáveis por difundir melhor a Cultura e a Arte da Capital. Vá até a seção contato (acima) e faça sua parte.
  • Youtube

    Você pode assistir aos vídeos do youtube aqui mesmo no Blog. Basta clicar nas janelas de vídeo e dar o play.
  • Do intern@uta

  • Anúncios

Produções locais no Festival de Gramado

Posted by outraproposta em 3 agosto, 2007

clippagem DO JORNAL OI [com modificações]

Fotos de Divulgação

Entre os concorrentes desta edição do Festival de Cinema de Gramado, ›cinco são filmes que representarão a ›produção porto-alegrense. »Valsa para Bruno Stein, dirigido por Paulo Nascimento, compete como Longa-Metragem. »A Peste de Janice, de Rafael Figueiredo, concorre como Curta-Metragem e também na Mostra Gaúcha, que ainda exibirá »Acerto de Contas de Luiz Rangel, »Os Vampiros Também Amam e »Placebo, produzidos na Capital gaúcha.

A idéia de levar para o cinema a obra de Charles Kieffer surgiu há 15 anos, conforme Nascimento. “Li o livro e gostei muito da história. Os personagens de Charles tem uma poesia muito rica e ao mesmo tempo são pessoas simples. Isso me encantou”, disse. Valsa Para Bruno Stein é o ›único longa porto-alegrense que estará competindo em Gramado e o segundo filme do diretor que participa do Festival. As gravações começaram em janeiro deste ano e duraram apenas 18 dias e aconteceram na cidade de Guaritas, no interior de Caçapava do Sul.

Trailer – Valsa para Bruno Stein

A Peste de Janice será o ›único filme de Porto Alegre que concorrerá na exibição de Curtas-Metragens. Além de também ser exibido na Mostra Gaúcha. Conforme o diretor Rafael Figueiredo, o filme teve incentivo do Fundo Municipal de Apoio à Atividade Artística e Cultural (Fumproarte) e levou um ano desde os primeiros ensaios até copia final. “Gostei bastante do resultado, a equipe foi muito bacana e dedicada”, diz o diretor.  O elenco, composto praticamente por crianças estreantes, teve uma preparação especial. “Fizemos oficina durante dois meses, trabalhando com as gurias. Já preparando o elenco para as situações do curta”, explicou Figueiredo.

Trailer – A Peste de Janice

Luiz Rangel, que dirigiu o curta Acerto de Contas, já participa do festival há seis anos e diz que seu filme “não contou com nenhum centavo de lei de incentivo”. Para ele, “o prazer maior será estar em Gramado, pois o filme foi todo rodado naquele município”. Rangel ainda diz que a expectativa não está na premiação, mas sim “na expressão e no reconhecimento do público, ao assistir o filme”.

Trailer – Acerto de Contas

Além das exibições, uma instituição da Capital gaúcha também será atração no Festival de Cinema de Gramado. Há vinte anos fazendo filmes, a Casa de Cinema de Porto Alegre receberá o Troféu Eduardo Abelin. “A homenagem nos toca e nos faz pensar”, diz Giba Assis Brasil, um dos integrantes da Instituição. “Quando nós começamos, o que fazíamos era mostrado no Festival. Temos uma ligação histórica com o evento”, disse. Criada em dezembro de 1987, por um grupo de cineastas gaúchos, surgiu como uma cooperativa de quatro pequenas produtoras e hoje é uma produtora independente, com seis sócios (Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Nora Goulart e Luciana Tomasi).

[+] Se você tem informações sobre os outros dois curtas, por favor nos envie por e-mail: outrapropostapoa@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: