outra proposta

cultura e arte local de porto alegre

  • Bem vindo!!

    O Blog Outra Proposta é um projeto de difusão da cultura e da arte local de Porto Alegre. Busque facilmente notícias com a caixa abaixo.
  • Categorias

  • + vistos hoje

  • Visitas

    • 56.514 visitantes (atualizado automaticamente)
  • Espaço da Poesia

    O ovo apunhalado: Ele saiu da moldura/ E veio caminhando/ Em minha direção/ Olhei para outro lado/ Mordi o labio inferior/ Mas nada aconteu/ Os carros passavam por cima/ Da minha imagem refletida nas vidraças/ Os carros corriam/ E a minha imagem mordia/ O lábio inferior/ Quando tornei a me voltar/ Ele continuava ali, a casca branca/ As linhas mansas de seu contorno/ um Ovo. (Caio Fernando Abreu)
  • Pensamento

    "Fazer arte no Rio Grande do Sul exige, hoje, prova de resistência inquebrantável, tantas são as dificuldades para aqueles que querem mais do que o sucesso inócuo de uma foto no jornal." (Luciano Alabarse) em artigo no Jornal Usina do Porto
  • Equipe

  • Participe

    Todos somos responsáveis por difundir melhor a Cultura e a Arte da Capital. Vá até a seção contato (acima) e faça sua parte.
  • Youtube

    Você pode assistir aos vídeos do youtube aqui mesmo no Blog. Basta clicar nas janelas de vídeo e dar o play.
  • Do intern@uta

  • Anúncios

>”Privatizar o Araújo Vianna é descompromisso com a cultura”

Posted by outraproposta em 16 agosto, 2007

por Raul Pont | Inaugurado em 1927, o auditório Araújo Vianna completa, em 2007, 80 anos de história de espetáculos, shows e atrações culturais acessíveis ao conjunto da população de Porto Alegre. Homenagem ao compositor gaúcho José de Araújo Vianna, autor da famosa ópera “Carmela”, o auditório funcionava, inicialmente, no local onde hoje é a Assembléia Legislativa do RS. 

Somente em 1964, o Araújo Vianna foi instalado no Parque Farroupilha, com a construção de um espaço, com capacidade para 4500 pessoas. Durante mais de 30 anos, esse auditório, que era ao ar livre, sem cobertura, abrigou vários espetáculos da MPB. A construção da cobertura foi decidida já nos anos 90, como uma das prioridades da comunidade do bairro Bom Fim no Orçamento Participativo. Inauguramos a cobertura em 1996, com um inesquecível show de João Gilberto.

Passados pouco mais de 10 anos daquele show, assistimos, agora, a decisão do governo Fogaça de privatizar o auditório dos porto-alegrenses, entregando o Araújo Vianna para exploração da iniciativa privada pela próxima década. A prefeitura alega que não possui recursos para trocar a lona. Mas por mais de três décadas o Araújo não teve cobertura e mesmo assim abrigou muitos espetáculos. Por que então não retirar a atual cobertura e retomar as atividades, dentro de um calendário compatível com o nosso clima, com critérios rigorosos no volume de som, e com os horários de descanso dos moradores do entorno?

Descomprometido com o acesso à cultura de nossa população, o governo municipal opta pelo caminho mais fácil: entregar a administração e um patrimônio público à iniciativa privada. Por sinal, pelo que saiu na imprensa a vencedora da “licitação” não tem recursos próprios e espera conseguí-los via incentivo cultural…do Estado. E os moradores da cidade, que são os maiores interessados, não foram sequer consultados, nem deles se pediu sugestões ou alternativas. Nunca é demais lembrar: a participação popular, avaliada como positiva pela população de Porto Alegre, não iria continuar no atual governo? Democracia Participativa é muito mais do que apenas votar o Orçamento Público. É participar das grandes decisões que envolvem a cidade, através de conferências e até mesmo congressos. Ao que parece, no caso do auditório Araújo Vianna, o povo está e vai ficar de fora.

Raul é ex-prefeito de Porto Alegre,
e Deputado Estadual

[+] O Blog não está alinhado a partidos políticos mas, em caso de interesse editorial, pode vir a publicar textos de personagens do meio político.

Anúncios

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d blogueiros gostam disto: