outra proposta

cultura e arte local de porto alegre

Arena

agenda.jpgTeatro de Arena | Av. Borges de Medeiros, 835 | 51.32260242

[Notícia] Seminário de Dramaturgia no Arena discute defasagem de público 

A vida começa aos 40

Pedro Rocha, a pedra fundamental/divulgação | pedro_rocha_0015.jpgDA REDAÇÃO DO BLOG | Em 17 de outubro de 1967, em plena a ditadura militar, nos altos da escadaria da Borges de Medeiros, era inaugurado o Teatro de Arena do Rio Grande do Sul. Marco de resistência artística que manteria atividades ininterruptas até 1979.

Assim como o Teatro de Arena de SP, inaugurado alguns anos antes, a cena artístisca se faz envolta pelo público, o que, além de abolir despesas com cenários, amplia as chances de intervenção. O Teatro é reaberto novamente em 1991, como resultado de um esforço coletivo de artistas que o queriam ver funcionando, dentro os quais destaque para Sônia Duro, que foi diretora na reabertura e acabou emprestando seu nome para o Centro de Documentação E Pesquisa em Arte Cênica, instituído em 2004.

A atual diretora do Teatro, Viviane Junqueiro, lembra que “artistas e idealistas, liderados por Jairo de Andrade, construíram o espaço a picareta” Para ela, “a coragem e a determinação venceram o cerceamento da liberdade e expressão. O grupo de Teatro Independente apresentava espetáculos questionadores e inteligentes (…) propagando sua arte e sua ideologia.”

E para comemorar estes 40 anos de história, estão programadas mais de 70 atividades de teatro, música, dança cinema, oficina, literatura, exposições, seminários – num total de 305 encontros.

Arena no POA EM CENA

Durante o Porto Alegre em Cena, o Arena vai receber dois espetáculos: ‘El hombre Perdido’ do Uruguai e ‘Abre Asas sobre Nós’ de SP.

Está programado ainda um super encontro em homenagem ao Arena, no dia 14 de setembro às 18h, com convidados ilustres como Jairo de andrade, Miguel Ramos, Clênia Teixeira e Rosa Campos Velho. As mesas redondas acontecem na Casa Rocco que abrigará parte da programação parelela do Poa em Cena.

 
%d blogueiros gostam disto: