outra proposta

cultura e arte local de porto alegre

Línguas

Aprender uma língua é ir além da gramática e da sintaxe. Este espaço foi pensado para você, que além dos plurais e da acentuação, também se liga na cultura de outros povos.

Espanha Árabe

por Andrea Barude | Os árabes dominaram o território da Península Ibérica por mais de 800 anos e podemos encontrar os reflexos disso em monumentos arquitetônicos e de importância histórica em várias cidades espanholas, como Toledo, Granada e praticamente toda a região de Andalucia.

Porém, a contribuição árabe não está manifestada somente no que está ao alcance dos olhos. Depois de 800 anos de dominação territorial, administrativa e cultural, deixaram outra contribuição tão importante quanto a Mesquita de Córdoba: uma significativa influência na Língua Espanhola. Alguns autores chegam a afirmar que o elemento árabe é, depois do latino, o mais importante do vocabulário espanhol.

Encontramos exemplos desta influência em áreas específicas do conhecimento como a agricultura, arquitetura, comércio, na área de defesa militar, entre muitas outras importantes. Porém, o número significativo de palavras presentes no vocabulário cotidiano nos chama a atenção. Entre as que mais se destacam estão as que se referem aos comestíveis e aos utensílios domésticos.

Os árabes introduziram novos cultivos na Península, como por exemplo laranjas, azeitonas, acerola, alcachofra, berinjela, espinafre, limão, melancia, cenoura, entre muitos outros comestíveis cujos nomes na língua espanhola são de origem árabe.  Por sua vez os utensílios domésticos também são abundantes, citamos aqui alguns com equivalência de  significado em português: xícara, argola, ataúde, alfinete, jarra, entre outros.

Estes são somente alguns exemplos da contribuição árabe à língua espanhola. Um tema muito amplo e por isso fascinante!

Andrea Rosa Barude | Professora de Espanhol – UFRGS
Aulas particulares – individual e grupos
Contatos: andreabarude@yahoo.com.br | cel. 92051061

Anúncios
 
%d blogueiros gostam disto: